quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Johnnie Walker confia

Na minha última postagem eu falei sobre as ilustrações dos rótulos do whiskie e dei uma breve comentário sobre o "Striding man", a ilustração do logotipo que mostra um senhor de classe andando no sentido da esquerda para a direita.

Compartilho com vocês agora um material que encontrei no BLOG "Mundo das Marcas". É um conteúdo interessantíssimo sobre o valor da ilustração agregado à um nome:



Striding Man
O famoso logotipo da marca, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante, o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker. O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos como Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos logotipos mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da industria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual no ano de 2003, quando a marca apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual é o sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de “Keep walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.



Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com/

Nenhum comentário: