quinta-feira, 30 de agosto de 2007

História Perfeita



O 3D está com tudo no mercado televisivo. O site da campanha História Perfeita Volkswagen está recheado de imagens que mostram o quanto a empresa aposta no poder da ilustração. Vale mesmo conferir.
http://historiaperfeita.com.br/



"Mais uma campanha da AlmapBBDO entra no ar nesta quinta-feira para promover ofertas da rede de varejo da Volkswagen. A linguagem lúdica continua sendo o caminho adotado pela agência para atrair a atenção dos telespectadores, mas sem descuidar de valorizar os atributos da poderosa marca ao lhe conferir destaque em meio a cenas do cotidiano dos brasileiros.

Novos personagens foram criadas para este flight de mensagens, que inclui um comercial animado, totalmente produzido em 3D pela Vetor Zero, cujo plano de mídia prevê veiculações em âmbito nacional, tanto em emissoras de TV aberta como em canais por assinatura.

Em com roteiros anteriores também apresentados em animação, agência e cliente optaram pela técnica em 2D. A boa acolhida dos desenhos entre os prospects, porém, inspirou o avanço para a produção em 3D, cada vez mais adotada em trabalhos publicitários para TV e cinema. “Estamos investindo nessa linguagem de animação por ser superversátil e com uma grande capacidade de renovação, sem limite para a criatividade. Os filmes são veiculados de quinta a sábado mostrando as ofertas do final de semana”, relata Herlander Zola, supervisor de propaganda e marketing da Volkswagen do Brasil, em comunicado à imprensa.

Intitulada "História perfeita Volksvagen", a campanha conta com toda a habilidade da equipe de planejamento de mídia da AlmapBBDO, agência que atende a conta da montadora há mais de cinqüenta anos, e levou em consideração o resultado de pesquisas de mercado através dos quais se identificou o interesse do consumidor por situações de seu cotidiano retratadas com humor inteligente.

Os comerciais serão acompanhados por anúncios, spots de rádio, materiais de ponto-de-venda e um hotsite de varejo, ainda em desenvolvimento, no qual o consumidor poderá conferir ofertas e participar de ações promocionais."

Fonte: Portal da Propaganda
http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2007/05/0003?data=2007/05


segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Atrás de um Grande Ilustrador há Sempre um Grande Cliente




Quem nunca ouviu falar em "Saturday Post Evening"?

Pelo menos já deve ter ouvido falar em "Normman Rockwell".

E quem nunca viu nenhumas das inúmeras obras primas que este mestre da ilustração americana já realizou?

Fica difícil hoje em dia pensar em um e não pensar em outro, a ponto de não saber se nos referimos à publicação ou a ilustração, mas a certeza é que, independente do conteúdo de cada uma das edições dessa publicação, as capas de grande mestre correram o mundo. A importância delas é unanimidade, enquanto que quase ninguém sabe o que rolava dentro da mesma publicação.

A "Saturday Envening Post" passou à posteridade, superando até mesmo o conteúdo temporal de suas matérias, graças ao simples fato de ter permitido a manifestação de um gênio da ilustração, fazendo com que muitas de suas capas viessem a se tornar ícones do "American Way of Life" vendendo uma idéia, uma cultura, um modo de vida e consolidando o poderio da maior nação da atualidade.

Seria muito difícil imaginar algo semelhante sem o concurso da ilustração.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A Sadia Confia



Como falar de casos de sucesso na ilustração sem falar do Lequetreque, o franguinho mais famoso e simpático do Brasil?

Fonte: Mundo das Marcas. www.mundodasmarcas.blogspot.com

“ O simpático e desajeitado mascote da marca Sadia chamado Lequetreque, o frango veloz, foi criado na década de 70 pelo publicitário Francesc Petit da agência paulista DPZ. O nome do personagem símbolo da marca, que usa capacete e óculos de motoqueiro, foi escolhido num concurso aberto aos consumidores. A partir desse momento a imagem de qualidade e pureza da marca Sadia passava a ter um mensageiro inesquecível. A imagem do frango surgia, primeiro, em desenhos animados, tomando um banho refrescante antes de ir para a mesa do consumidor. Com o passar do tempo, o personagem se transformou em um ídolo com forte carisma, presente em grande parte das campanhas publicitárias da marca. Recentemente a Linha Clubinho da Sadia, criada em 1997 e direcionado ao público infantil, adotou o Lequetreque como personagem oficial para aproximar a linha do público infantil. O Lequetreque está presente na comunicação visual das embalagens e em ações que envolvem a linha infantil como degustação dos produtos nos pontos de vendas, recreação e patrocínio de espetáculos para crianças.”

Links:
A evolução do personagem
http://www.sadia.com.br/br/lequetreque/

Artigo (de 2003) publicado na ISTO É dinheiro, demonstrando o crescimento da Sadia. (Quem tiver informações mais atualizadas, por favor, fique à vontade para colaborar).
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/303/negocios/303_menu_sadia.htm





quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Como NAO utilizar uma ilustracao




Esse Banner mostra bem um exemplo de ilustração que JAMAIS deveria ser feita e muito menos utilizada.
Está sendo veiculado em uma campanha para o Dia dos Pais de um Shopping Center aqui de São Paulo.

Algumas agências de promoção estão atualmente baseando-se em trabalhos aonde a ilustração acaba sendo considerado algo simples, sem importância, de certa forma, justificando que para se realizar uma peça de promoção, não haveria porque haver custo com ilustração.

O resultado é isso que vemos.

Eu, sinceramente não sei se vale a pena fazer algo que a pessoa que a cria não dá importância, se uma ilustração não tem utilidade em uma peça promocional, é um favor que não tenha ilustração.

Motivos para isso:

1- A ilustração não demonstra qualquer estilo
2- É difícil de se compreender o que foi feito
3- É impossivel que qualquer pessoa consiga absorver um "clima" ou perceber que essa arte tem por trás dela, algum conceito
4- Essa arte demonstra ter sido feita na base de efeitos de Photoshop, coisa que qualquer sobrinho do vizinho é capaz de fazer
5- É feia, muito feia. Diga-se de passagem de gosto pra lá de duvidoso.

Ano que vem vocês tentam outra coisa, mas provavelmente o material desse Dias dos Pais já está comprometido.

Conclusão: nem sempre um investimento em conta serve para aquilo que você necessita. E ilustração não é gasto, é investimento.