sábado, 7 de julho de 2007

Banco de Cases Abipro: Na Ilustração Confiamos

Olá,

A Abipro - Associação Brasileira dos Ilsutradores Profissionais - está iniciando um trabalho de pesquisa qualitativa chamada “Banco de Cases”, que consiste numa coletânea de cases em que o principal objeto é a ilustração.

Estamos atrás de históricos de campanhas publicitárias, filmes, revistas e livros que tiveram uma grande ajuda da parte das ilustrações como meio de alavancar suas vendas e consolidar o seu sucesso comercial.

Também estamos colecionando cases de novas e interessantes formas de utilização de ilustração, seja em ponto de venda, identidade visual, embalagens, layouts, campanhas e peças promocionais alternativas.

Nosso intento é catalogar cases - sejam eles ocorridos em território nacional ou não e de qualquer época -, classificá-los por categoria, época, público-alvo, duração e investigar os motivos que fizeram com que os cases fossem bem sucedidos mercadologicamente.

Tais dados serão úteis em negociações com o comprador/editor de ilustração, dando novos argumentos apoiados em informações sólidas. Pretendemos disponibilizar os resultados para oferecer ao mercado argumentos que valorizem os serviços de ilustração possibilitando maior poder de retorno financeiro, além de usá-los como material de estudo em palestras e workshops a serem ministrados para profissionais, fornecedores e clientes dos ilustradores, faculdades de comunicação social, marketing e administração.

O resultado desse trabalho ficará disponível a todos os interessados, associados ou não à ABIPRO, e qualquer pessoa poderá contribuir para que possamos catalogar esses cases - para isso, basta que a pessoa que tenha informações ou saiba da algum case que possa nos servir como meio de estudo e catalogação escreva para o e-mail bancodecases@abipro.org informando-nos o case em questão, nome, idade, endereço, e-mail, telefone e nome do case para que possamos inserir em nosso banco de dados.

Este trabalho somente poderá ser bem sucedido com a colaboração e participação do maior número de pessoas possível, associadas ou não à Abipro, portanto, pedimos que todos possam também reenviar essa mensagem para o maior número possível de interessados em participar deste trabalho.

A nossa previsão inicial é conseguir até o final de janeiro os primeiros resultados e disponibilizá-los no site http://www.abipro.org

Participe e ajude a construir um mercado em que a ilustração seja devidamente valorizada.

Flavio Roberto Mota
Presidente da Abipro

José Roberto Gregório
Vice Presidente

Ricardo Cesar de Araújo
Diretor Financeiro

Nenhum comentário: