quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Vinhos Ilustrados






Eu escolhi quatro exemplos bastante diferentes de vinho para comparação de vocês, os dois primeiros, vinhos tradicionais, sóbrios, sérios, e outros dois vinhos não tão tradicionais.

Os primeiros são abstante conservadores, no entanto as ilustrações estão lá, servindo de forte aliadas para as vinícolas, enquanto que as ilustrações nas outras duas embalagens transformam o vinho numa experiência completamente diferente sem que você tenha sequer aberto as garrafas.

Essa é a magia da ilustração, somente uma ilustração consegue ser ao mesmo tempo tradicional, séria, sóbria ou moderna, ousada, nova e livre.

Corn Flakes Confia!



Vejam essas embalagens de Corn Flakes que a algum tempo invadiram os supremercados.

Aliás, vão até os supermercados e vejam vocês mesmos.

Eu pessoalmente, detesto essas porcarias americanas de milho, mas confesso que tive uma forte inclinação de comprar esses Corn Flakes só para ficar olhando para as embalagens lindamente ilustradas.

Quantas pessoas não pensaram exatamente a mesma coisa que eu?

Quantas não fizeram exatamente o que eu pensei?

Quantas pessoas poderiam ter comprado outro produto e resolveram comprar Corn Flakes por causa da embalagem?

Senhores fabricantes de produto, lembrem-se desse exemplo e percebam que dificilmente uma foto conseguiria tal proeza em uma embalagem de alimento.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Chocolate ilustrado




Eu escolhi duas embalagens de chocolate para mostrar uma coisa que na maioria das vezes passa desapercebida da maioria dos Designers e Diretores de Arte que existem por aí:

Toda embalagem precisa, para ser funcional ter o "mesmo" tipo de ilustração?

Vocês podem perfeitamente ver dentre essas duas embalagens que o primeiro exemplo é clássico e utilizado larga e burramente na embalagens de produtos nacionais: uma ilustração hiperrealisat ou com aspirações hiperrealistas, podendo muitas vezes ser um 3D (alguns de gosto pra lá de duvidoso) bastando ser um simples "tapa buraco" de embalagem, já que toda embalagem de chocolate precisa ter o chocolate hiperreal na embalagem (eu não sei daonde tiraram essa idéia) e um cacauzinho vagabundo no detalhe.

O segundo caso é completamente diferente: uma ilustração em técnica completamente tradicional, mostrando uma bucólica paisagem campestre em tons de azul com apenas uma pequena ilustração sem o toque hiperrealista e com mais elementos além do chocolate.

Aí vemos que uma marca além de nacional é de apelo popular e a outra é de um chocolate Suíço, mas, mesmos se não soubéssemos quais sõa os seus fabricantes, respondam sinceramente: Qual embalagem passa a idéia de ter o chocolate mais apetitoso dentro?

O primeiro exemplo vende um chocolate, o segundo vende uma idéia, muito responsávelmente ilustrada.

Eu torço para que um dia os fabricantes, desáiners e diretores de arte brasileiros confiem tão bem em ilustração quanto os europeus.

Desenho simples também funciona!



Esta é uma embalagem especial que a Coqueiro desenvolveu, visando o público infantil, ávido consumidor de doces e porcarias e que somente no ano de 2007 estima-se ser responsável por movimentar nada mais, nada menos do que 300 milhões de reais direta e indiretamente no Brasil.

Imaginem que a embalagem poderia ter alguma foto, mas ela poderia ter a mesma capacidade de atrair o público infantil como essas simples ilustrações?

Desenhos com menos detalhes podem ser utlizados para comunicação simples e eficaz.

E dá retorno.