terça-feira, 25 de setembro de 2007

Pedra que rola...

A partir de hoje, pretendo fazer uma série de posts dedicados exclusivamente ao uso da ilustração no segmento editorial, principalmente capas de grandes revistas. Serão posts com muitas imagens, mas creio que isso não seja um grande problema para os apreciadores da ilustração. Difícil mesmo foi fazer uma seleção entre tantas imagens espetaculares.


Começamos pela Rolling Stone, criada nos Estados Unidos dos anos 60, no auge do cultura hippie. Atualmente é uma das revistas mais influentes da cultura pop e tem versões na Alemanha, Austrália, Argentina, Brasil, Colômbia, China, Indonésia e Itália, entre outros.

E esse é o endereço para quem quer acompanhar de perto outras capas:

http://www.coverbrowser.com/covers/rolling-stone





















Nem Parece Banco




Já faz três anos que o Unibanco tem como garoto propaganda um grupo de personagenzinhos com carinha inocente, engraçadinhos e que deram muito certo, a ponto de até mesmo outros bancos quererem imitar.

O curioso no histórico do Unibanco é que, quando houve a concorrência para a sua conta, a única exigência que eles fizeram foi "que qualquer tipo de campanha fosse feita, desde que fosse feita exclusivamente com ilustrações".

O fato é mais curioso porque trata-se de um cliente que historicamente sempre fez grandes campanhas somente utilizando filmes com atores, inclusive com o famoso "Casal Unibanco", que chegou a ser marca registrada da empresa.

Mas o desenvolvimento dos personagens conseguiu ser muito feliz, eles foram desenvolvidos como se fossem uma espécie de ícones ou bonecos infantis, tanto é que esses personagens costumam ser bastante populares entre as criancas, sendo que suas ilustrações são feitas por vários ilustradores e estúdios, incluindo este ilustrador que vos escreve.

Nem parece banco...

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A Chilli Beans Confia

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A atual campanha da Chilli Beans confia mesmo na ilustração.
Em Outdoors, fachadas de loja e banners em shoppings, a nova campanha usa e abusa da exposição das pinturas de modelos. Algumas vezes, até sem o logotipo da loja.
O responsável é o artista plástico inglês Steven Smith e a Chilli Beans faz questão em mostrar isso. Na loja circula flyers falando sobre ele e no site tem um link para o endereço do artista no myspace.com

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Como se não bastasse, no site www.vocespecial.com.br eles estão com uma sacada bem interessante. Qualquer pessoa pode tirar uma foto usando um óculos Chilli Beans e enviar para o site. Lá, a mais votada ganha uma arte para ser veiculada na mesma campanha.
O que me chamou a atenção foi o fato de eles promoverem uma divulgação dos internautas vencedores em forma de ilustração, e não foto.
Ou seja, uma apologia de que o desenho é bem melhor que uma foto.

Aqui e aqui tem algumas pinturas em maior qualidade.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A Assolan Confia

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A marca Assolan se tornou conhecida do grande público em 2003 quando iniciou a parceria com a Agência Africa, liderada pelo publicitário Nizan Guanaes. O Mascote Assolan, protagonista por diversas vezes das campanhas veiculadas nos meios de comunicação, foi sucesso nacional com hits “Ragatanga” e “Deixa Disso”, rendendo para a empresa os prêmios Marketing Best 2003, com o case “Assolan – O Fenômeno” e o TOP de Marketing da ADVB em 2004 como uma das melhores campanhas deste ano.

Em 2005 a Assolan voltou para a mídia com o filme intitulado “Bebês”, onde apresenta o crescimento da sua família de produtos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fonte: http://www.assolan.com.br

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Confiança Absoluta

As garrafas da Absolut Vodka já passaram pelas mãos de Andy Warhol e agora é a vez dos artistas brasileiros do traço. A famosa marca de vodka lançou uma edição limitada de garrafas personalizadas por designers, ilustradores e artistas plásticos brasileiros. Das 12 garrafas, apenas duas estarão à venda em alguns pontos do país, que podem ser conferidos no hotsite.
Já para quem mora na cidade de São Paulo, é possível ver de perto as 12 garrafas, que estão em exposição temporária no Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, 2345, e acontece de 30 de agosto à 06 de setembro.
Sempre ousada, somente no ùltimo ano, a marca cresceu 112% no mercado brasileiro. Comprovando que confiar na ilustração é um excelente negócio.

Para ver e saber mais:
O projeto:
http://absolutbrasil.com.br/
O Histórico da Absolut:
http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/absolut-vodka-absolut-perfect.html
O legado de Warhol:
http://blog.uncovering.org/archives/2007/08/absolut_brasil.html
Dados de mercado:
http://aletp.com/2007/02/08/absolut-ruby-red-e-apresentada-no-brasil/